SETEBI comemora os seus 28 anos em São José de Ubá e passa a se chamar STBNF

 
 

SETEBI comemora os seus 28 anos em São José de Ubá e passa a se chamar STBNF

Na noite deste sábado (29/06), foi comemorado na PIB de São José de Ubá, o 28º aniversário de existência do Seminário Teológico Batista de Itaperuna (SETEBI) que a partir daquela data passou a ser denominado Seminário Teológico Batista do Noroeste Fluminense (STBNF). O STBNF é uma instituição para formação teológica, capacitação de líderes, professores de educação infantil para igrejas e para quem quer trabalhar com música sacra.

Na abertura dos trabalhos o Pr. Rômulo Vinícius Dias, diretor do STBNF, falou de como o Seminário tem trabalhado na formação de pessoas que são vocacionadas e que querem se aperfeiçoar para o serviço nas igrejas. Foi mostrado um vídeo que mostrou a história da instituição desde a sua fundação até os dias de hoje.

Pr. Rômulo Vinícius Dias, diretor do STBNF, coordenou os trabalhos

Pr. Rômulo Vinícius Dias, diretor do STBNF, coordenou os trabalhos

O Pr. Marcus Gomes Salomé, presidente da Associação Batista do Extremo Norte Fluminense (ABENF) e da Associação Batista Itaperunense de Educação Teológica (ABIET) falou em nome das organizações que dirige sobre a importância do STBNF para a denominação.

Pr. Marcus Gomes Salomé, presidente da ABIET e da ABENF falou da importância do STBNF para a denominação Batista

Pr. Marcus Gomes Salomé, presidente da ABIET e da ABENF falou da importância do STBNF para a denominação Batista

“Nos orgulhamos e agradecemos a Deus pelos 28 anos do Seminário e o objetivo daqueles que criaram a ABIET para este fim está sendo alcançado. E a história tem mostrado que a Educação Teológica tem sido uma marca muito importante para a nossa Convenção e para os Batistas Brasileiros, pois entendemos que ela é a espinha dorsal da nossa denominação. É o que dá sustentabilidade e demonstra que somos um povo que prima pela Palavra, pela Exegese Bíblica e por uma Interpretação fundamentada na palavra do Senhor”, disse o Pr. Marcus Gomes Salomé.

O Pr. Gessy Frutuoso, Capelão Acadêmico do STBNF, falou um pouco da história do Seminário e de como foi a sua idealização.

Pr. Gessy Frutuoso, um dos idealizadores do STBNF, contou um pouco da história do Seminário

Pr. Gessy Frutuoso, um dos idealizadores do STBNF, contou um pouco da história do Seminário

“Em 1986 junto com os pastores Heitor Antonio da Silva e Edmar Pereira da Silva, sob a direção de Deus começamos a prepara tudo aquilo que seria necessário para a organização do Seminário. E estes 28 anos comemorados agora, recordamos as dificuldades que encontramos e também das bênçãos que foram derramadas por Deus”, recordou o Pr. Gessy Frutuoso.

A Celebração dos 28 anos do STBNF teve as participações musicais de Adão Teixeira (PIB de S. J. de Ubá), Bruna Marcelle (Igreja Batista de Cubatão), Equipe de Louvor da igreja local e do Grupo Geração Eleita (Igreja Batista Santa Maria de Ubá) que entoaram variadas canções de louvor naquela noite.

Pr. Carlos Rogério foi o preletor na Celebração do 28º Aniversário do STBNF

Pr. Carlos Rogério foi o preletor na Celebração do 28º Aniversário do STBNF

O Pr. Rômulo Vinicius Dias também pode apresentar os professores e alunos, bem como dos ex-alunos que estavam presente no culto de agradecimento e que também fazem parte da história da conhecida “Escola de Profetas” do Noroeste Fluminense.

O preletor foi o Pr. Carlos Rogério, da PIB de Muriaé-MG que meditou sobre o Texto de Êxodo 24.12-18. Na oportunidade ele trouxe uma reflexão sobre o conhecimento do Povo de Deus sobre a vontade Dele. Também destacou a importância da instrução deste povo para viver a vida de acordo com o que Deus quer neste tempo presente.

Um pouco da História do STBNF

Em 29 de junho do ano de 1985 os pastores Gessy Frutuoso, Heitor Antonio da Silva e Edmar Pereira da Silva, se uniram com o intuito de formar na cidade de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, uma entidade educacional que pudesse, assim, iniciar um curso de aperfeiçoamento do ensino teológico com a finalidade de formar pastores.

Com este ideal foi fundada a Associação Batista Itaperunense de Educação Teológica (ABIET) que instituiu a Faculdade Teológica Batista de Itaperuna (FATEBI) no ano de 1986.

No dia 22 de Fevereiro de 1986, foi realizada a aula inaugural da primeira turma do Curso de Bacharel em Teologia no templo da Segunda Igreja Batista de Itaperuna. o orador ocasional foi Pr. Otoni Francisco de Faria.

Professores, Alunos e Ex-alunos foram também celebrar o 28º Aniversário do STBNF

Professores, Alunos e Ex-alunos foram também celebrar o 28º Aniversário do STBNF

Em 1988 a Associação Batista do Extremo Norte Fluminense (ABENF) encampa a Associação Batista Itaperunense de Educação Teológica que passa a ser uma de suas organizações com a finalidade de manter o criado Seminário.

No dia 9 de Dezembro de 1989, foi realizada a solenidade de Formatura e Colação de Grau da primeira turma de Bacharel em Teologia.

Em março de 1991, quando era o diretor o Pr. Paulo Zarro de Freitas, foi adquirido o terreno, à Rua Thomaz Teixeira dos Santos 148, Cidade Nova. Em 1998 foi realizada a inauguração do prédio, com um culto de dedicação daquele espaço para a Obra do Senhor. O orador naquele dia foi o Pr. Heitor Antonio da Silva. Ali funciona a sede da instituição até os dias de hoje.

A História do Seminário é uma história que enriqueceu não só o campo Batista do Extremo Norte Fluminense, mas também os Estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, de Minas Gerais e o Brasil de modo em geral, pois tem missionários formados no STBNF no campo Nacional e no Exterior.

Isso demonstra a Visão do STBNF que é: “Ser centro de excelência no aperfeiçoamento dos vocacionados com fidelidade aos princípios Bíblicos”, e sua Missão em “Formar pastores e líderes capacitando-os para servir ao Reino de Deus”.

Nestes 28 anos de existência o STBNF já formou cerca de 24 turmas de Bacharéis em Teologia, Curso de Música Sacra e capacitou vários destes para o pastorado de diversas igrejas evangélicas. O Seminário também oferece para aqueles que querem uma melhor preparação a para servir em suas igrejas outros cursos como:

BACHAREL EM TEOLOGIA

Objetivo do Curso Bacharel em Teologia é preparar você, vocacionado por Deus, para exercer a função de Pastor de uma Igreja local ou para atuar como Missionário Plantador de Igreja, em todos os níveis, ou mesmo proporcionar um excelente conhecimento teológico, para atuar como professor de EBD, por exemplo.

Público alvo: Homens e mulheres vocacionados por Deus.
Aulas: 2ª. a 6ª. feira das 18h20 às 21h50.

MESTRADO EM TEOLOGIA

Objetivo do Curso de Mestrado em Teologia é preparar você, vocacionado por Deus, para exercer a função de Professor de Teologia e, além, de proporcionar um aprofundamento de seus conhecimentos teológicos.

Público alvo: Homens e mulheres vocacionados por Deus, com diploma de Bacharel em Teologia ou qualquer outro curso superior.
Aulas: Modulares.

TÉCNICO EM MÚSICA SACRA

Objetivo do Curso Técnico em Música Sacra é preparar você, vocacionado por Deus, para exercer a função de líder musical na igreja, para atuar na facilitação da adoração e louvor nos cultos, como regentes corais, líderes de louvor, regentes congregacionais, etc.

Público alvo: Ministros de louvor, instrumentistas, regentes, cantores, pessoas vocacionadas ou desejosas de aprender mais para o louvor da glória de Deus.

Aulas: 2as. e 3as. feiras das 18h20 às 21h50.

MINISTÉRIO INFANTIL – MÓDULO I e II

Objetivo do Curso para Líder do Ministério Infantil é preparar você, vocacionado por Deus, para o trabalho especializado com crianças. Você vai aprender a organizar, estruturar e melhorar o trabalho com as crianças de sua Igreja.

Público alvo: Ministros de Crianças, homens e mulheres que trabalham com o Ministério Infantil em suas Igrejas.
Aulas: 2as. e 3as. feiras das 18h20 às 21h50.

INTENSIVO EM REGÊNCIA

Objetivo do Curso é preparar você, vocacionado por Deus, para exercer auxiliar na regência dos cânticos congregacionais de sua Igreja.

Público alvo: Ministros de louvor, instrumentistas, regentes, cantores, pessoas vocacionadas ou desejosas de aprender mais para o louvor da glória de Deus.

Aulas: 2as. feiras das 18h20 às 21h50.

LÍDERES PARA O SÉCULO XXI

Objetivo do Curso para Líder do Século XXI é preparar você, vocacionado por Deus, para auxiliar o Ministério Pastoral de sua Igreja como equilíbrio e visão, em um mundo pós-moderno. Mais do que nunca a Igreja necessita de Homens e Mulheres preparados para uma excelente obra.

Aulas: 2as. feiras das 18h20 às 21h50.

CONVALIDAÇÃO DO CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA – CONVÊNIO COM A FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA (ES)

O curso tem o objetivo de que todo o aluno que cursou o Bacharel em Teologia em Seminários Teológicos não reconhecidos pelo MEC, tenha o seu Curso Reconhecido pelo MEC em apenas 01 (um) ano. O curso será oferecido no polo em Itaperuna. Todos os documentos e provas serão em Itaperuna.

Os interessados em obter qualquer informações sobre o funcionamento da instituição de ensino teológico deverão entrar em contato com o STBNF das 17h00 às 22h00 ou pelo e-mail secretaria.setebi@hotmail.com e tirar as suas dúvidas, ou também, pelo telefone (22) 3823-8335 (Ramal 22). O SETEBI fica em Itaperuna no bairro Cidade Nova, na Rua Thomaz Teixeira dos Santos, 148 com a direção do Pr. Rômulo Vinicius Dias.

Veja aqui o Álbum completo das fotos da Celebração do 28º Aniversário do STBNF

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *