Seminário de oportunidades para pequenas agroindústrias tem amplo destaque na Merco Noroeste

O maior evento de negócios do interior do Estado do Rio de Janeiro, a Merco Noroeste (Feira Industrial e Comercial do Noroeste Fluminense), ampliou suas ações durante a 19ª edição, que acontece até o próximo sábado, 26, no Espaço Unidos (BR 356, Km 01, Bairro Cidade Nova), em Itaperuna, RJ. A Feira vem apostando em novas tendências, ampliando a capacidade de negócios, além de se consolidar como ícone do fomento econômico no interior fluminense.

E, dentre os destaques em 2017, o Seminário de oportunidades para as pequenas agroindústrias na Região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, cuja programação ganhou amplo destaque no evento. A abertura ficou a cargo de Jair Bittencourt, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

O biólogo Jairo Roberto Silva (Emater – Rio / SEAPRA), aproveitou a oportunidade para falar sobre o Programa Prosperar, que capacita os beneficiários, orientando sobre novas legislações, gestão do empreendimento, buscando a inclusão integral das agroindústrias familiares no mercado formal.

Em seguida, Ana Paula Goulart, consultora da ERATEC (Empresa Rural de Assistência Técnica e Consultoria), palestrou sobre ‘Boas práticas de manipulação de alimentos’. Os temas envolvendo a legalização sanitária de agroindústria, sobre produtos de origem ‘vegetal’ e ‘animal’ ficaram a cargo de: Eliane Miranda (coordenadora Visa Estadual) e Werner Moura (SES-RJ), origem ‘vegetal’; e Paulo Henrique Moraes (superintendente de Defesa Agropecuária) e André Ferreira (coordenador do SIE-RJ /SEAPRA) abordaram a legalização sanitária de agroindústria, sobre produtos de origem ‘animal’.

Ainda durante o seminário foi realizada palestra sobre ‘Legalização sanitária de bebidas e polpas’, com Alfredo José Vila, auditor fiscal federal agropecuário SIFISV/DDA/SFA-RJ-MAPA. Após intervalo, René Justen, superintendente regional da Bacia do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana – INEA, falou sobre a ‘Legalização ambiental para agroindústria de pequeno porte’.

 
 


Por fim, o Seminário de oportunidades para as pequenas agroindústrias na Região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro promoveu debates sobre as temáticas apresentadas, abriu espaço para o assunto ‘Energia sola’, com Rafael do Vale Vieira, e apresentou o Painel referente a cachaças do Rio de Janeiro, produção e comercialização, numa parceria entre SEAPRA – MAPA – SEBRAE.

A Merco Noroeste é uma promoção e organização da B2B Empreendimentos. Com apoio, de mídia da Record; Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento; Sincomércio; linha de papeis Carinho; e UniRedentor. Patrocínio do Sistema Firjan e Sebrae. Oferecimento do Sistema Fecomércio – RJ.

(*) Com informações de Eusébio Dornellas | Agência Comuniqque – www.comuniqque.com






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *