Seminário de Comercialização da Produção Orgânica no Noroeste Fluminense acontece durante a Merco

O maior evento de negócios do interior do Estado do Rio de Janeiro, a Merco Noroeste (Feira Industrial e Comercial do Noroeste Fluminense), já definiu sua programação para os três dias de evento, que será realizado de 23 a 25 de agosto, das 17h às 23h, no Espaço Unidos – BR 356, Km 01, Bairro Cidade Nova, Itaperuna/RJ.

Dentre os eventos em destaque, o Seminário de Comercialização da Produção Orgânica no Noroeste Fluminense, pretende reunir técnicos, produtores, instituições e demais representantes do agronegócio, fomentando importantes discussões para o setor.

O Seminário será realizado no sábado, 25, a partir das 14h. A ‘Rede de Agroecologia e o fortalecimento da agricultura orgânica de base agroecológica na Região Noroeste’, em parceria com o Programa Rio Rural, Sebrae, Pesagro-Rio, Emater-Rio e IFFs, será o primeiro assunto abordado.

Em seguida acontece a apresentação da ‘Experiência das Unidades de Pesquisa Participativa da Pesagro-Rio de Horta Florestada Região Noroeste’, com produtores rurais, supervisionados pelo consultor do Rio Rural, Eiser Felippe.

 
 


Às 16h será realizada apresentação sobre ‘Agregação de valor na produção orgânica e a experiência de comercialização no Circuito Carioca de Feiras Orgânicas’, com o produtor Marc Ferrez Weinberg, fruticultor orgânico da ABIO.

Logo depois, o agrônomo Duvanil Ney Santana Aleixo, mestre em Agricultura Orgânica (PPGAO/UFRJ), irá palestrar sobre o seguinte tema: ‘Aquisição de alimentos da agricultura familiar, incluindo produtos orgânicos pelas prefeituras municipais do Estado do Rio de Janeiro, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – Gargalos e Oportunidades’.

Quem também vai participar do Seminário é o professor doutor Jean Remy Davee Guimarães, biólogo, doutor em Ciências pela UFRJ e professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, palestrando sobre ‘Efeitos de pesticidas sobre a saúde e o meio ambiente’. Em seguida, Ana Asti, coordenadora da Campanha Rio Comércio Justo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, vai apresentar o tema ‘Comércio Justo e Economia Solidária na Construção do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas do Rio de Janeiro’.

Por fim, Nicole Doerrzapf, ecologista, agricultora e processadora orgânica, irá palestrar sobre ‘Processamento de orgânicos e por que consumir alimentos orgânicos’. O Seminário ainda será palco para o lançamento da marca do Circuito Noroeste de Feiras Orgânicas.

A Merco Noroeste tem os seguintes patrocinadores master: Sebrae, Fecomércio RJ e Sistema Firjan. Patrocinadores ouro: UniRedentor, RCA Network e Copapa. E apoio institucional, Sincomércio e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. A Feira é promovida e organizada pela B2B Empreendimentos. Para mais informações sobre a Merco Noroeste, visite o site ou acompanhe as redes sociais da Feira.

(*) Com informações de Eusébio Dornellas | Agência Comuniqque – Foto: arquivo | Merco Noroeste






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *