Prefeitura intensifica o combate ao Aedes Aegypti em Retiro do Muriaé

A Prefeitura de Itaperuna intensificou na última quinta-feira (05) o combate ao Aedes aegypti no distrito de Retiro do Muriaé. O fumacê foi utilizado para eliminar o mosquito, que é transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Em 2017, o prefeito Dr. Marcus Vinícius intensificou as operações de combate ao mosquito autorizando a manutenção de uma das máquinas profog, utilizadas na pulverização de inseticida, e que se encontrava parada há mais de 3 anos, de acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde, Diogo Mançano.

 
 


“É importante lembrar que a utilização do carro fumacê só é indicada em localidades onde existe alto índice de infestação do mosquito transmissor, com casos notificados de acordo com as normas do Ministério da Saúde”, explica Diogo.

Responsáveis pelas campanhas de combate ao Aedes, a Secretaria de Saúde, através da equipe de Vigilância Ambiental em Saúde, informa que de acordo com o cronograma os próximos bairros e distritos que receberão o fumacê serão: Surubi, João Bedim, Vinhosa, São Mateus, Frigorífico, São Francisco, Carulas, Niterói e Itajara.

O município também lembra que apesar do intenso trabalho realizado pelos Agentes de Controle de Endemias e pela Secretaria Municipal de Saúde, a população precisa fazer a sua parte não deixando água parada em recipientes como vasos de plantas, caixas d’água e piscinas destampadas, além de permitir a entrada dos agentes de endemias nas residências.

(*) Com informações do DECOM – Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itaperuna






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *