PNAIC: encontro reúne profissionais da educação de 13 municípios em Itaperuna

Com o intuito de assegurar a qualidade do ensino no município, professores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), participaram do encontro que reuniu profissionais de 13 cidades do Estado do Rio de Janeiro, nos dias 14 e 15 de março, em Itaperuna.

O encontro abordou temas específicos ligados a alfabetização e realizou a primeira formação dos formadores locais de alfabetização de 2018, do Programa Mais Educação, através dos coordenadores locais do Polo 11 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O PNAIC é um compromisso formal assumido pelas esferas Federal, Estadual e Municipal, com objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental (MEC).

 
 


O Estado do Rio de Janeiro conta com 90 municípios participativos divididos em diversos polos. O Polo 11, de Itaperuna, é a sede do PNAIC e é coordenado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). São 13 os municípios fluminenses coordenados pelo Polo 11: Laje do Muriaé, Bom Jesus do Itabapoana, Porciúncula, Italva, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Varre-Sai, Natividade, Miracema, Itaocara, Cambuci e Itaperuna.

No primeiro dia do encontro o eixo de discussão foi ‘‘Alfabetização e seus aspectos políticos, teóricos e práticos’’, com Jonathan Aguiar, doutorando em Educação pela UFRJ, Mestre em Educação, Psicopedagogo e professor do Colégio de Aplicação da UFRJ. Entre muitas questões abordadas, destacaram a arte como formas de alfabetizar, seja nas matérias de Português ou Matemática, colocando a importância de oportunizar, refletir e planejar.

Já no segundo dia, o eixo de discussão foi a ‘‘Alfabetização científica – um direito de aprendizagem’’, com a formadora Deise Rocha Primo, Mestre em Cognição e Linguagem pela UENF, Pedagoga pela UNIRIO, Psicopedagoga e hoje Coordenadora geral pedagógica do município de Itaperuna.

(*) Com informações do Decom – Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itaperuna






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *