Noite Cultural da EJA mostra responsabilidade social e ambiental

A Noite Cultural da EJA – Educação de Jovens e Adultos, da Escola Municipal Oscar Jerônimo da Silva apresentou uma diversidade de trabalhos recicláveis e artesanais como possibilidade de renda extra entre os alunos. O tema trabalho foi “Lixo e cidadania. Pensar globalmente e Agir localmente” teve como objetivo buscar a responsabilidade social e ambiental.

Os trabalhos dos alunos mostraram a utilização racional dos recursos naturais; a formação e o desenvolvimento da consciência ecológica; o reaproveitamento de matérias; a diminuição da poluição da água, do solo e do ar; a redução da acumulação progressiva de resíduos, tudo através de garrafas de vidros e plásticas, caixotes, tecidos, sabão caseiro, doces e bolos de cascas de frutas.

 
 


Os trabalhos de papietagem (técnica artesanal em que se utiliza papel recortado e cola para dar forma a uma escultura ou objeto), reciclagem, fuxico e mosaico, também foram formas de prepará-los para o mercado de trabalho artesanal.

Estiveram presentes no evento a diretora de ensino da EJA, Kátia Bastos e os palestrantes Diácono Francelino e Mônica que falaram sobre coleta seletiva.

Para fechar a noite, foi servido aos alunos um jantar, além de bolos e doces feitos com cascas de frutas produzidos pelas alunas.

“É muito importância despertarmos nos alunos essa consciência crítico-reflexiva como forma de cuidar, preservar e reaproveitar tudo o que for possível, como passo para o pleno desenvolvimento da natureza, melhorando a cada dia o planeta em que vivemos”, disse a secretária interina de educação, Priscila Verdan.

(*) Com informações do DECOM – Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itaperuna






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *