Jair Bittencourt participa do RioAgro Cana e apresenta inovações da Secretaria de Agricultura

O secretário estadual de Agricultura, deputado Jair Bittencourt, participou nesta quinta-feira (21) do RioAgro Cana, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Campos dos Goytacazes. O encontro, que reuniu empresários, agricultores e demais envolvidos no agronegócio da cana-de-açúcar do Estado, teve como objetivo discutir a implantação de inovações tecnológicas e novos conhecimentos para impulsionar a produção. Através de uma parceria com o programa Rio Rural – da Secretaria Estadual de Agricultura – e universidades alemãs – pelo projeto Intecral – foi apresentada pela primeira vez no Brasil uma máquina colheitadeira de cana projetada para atender às necessidades econômicas e de manejo em pequenas e médias propriedades rurais.

 
 


Outra inovação é o uso do sobrevoo com drones para identificação, com coordenadas GPS, de falhas de plantio em canaviais. Segundo Jair Bittencourt, o trabalho que tem sido reafirmado pela Secretaria Estadual é de dar continuidade aos benefícios para o agronegócio da cana no Estado. “Um dos incentivos, um grande incentivo, é a diminuição do pagamento de impostos do ICMS através de uma legislação própria de 2013. Estamos lutando para trabalhar dessa forma, e assim colaborar com a geração de mais empregos, além de aumentar a produção e a lucratividade do setor”, afirmou o deputado.

O evento foi realizado pelo Sindicato das Indústrias Sucroenergéticas do Estado do Rio (SISERJ) e contou com a presença do subsecretário estadual de Desenvolvimento e Economia, Alberto Mofate; do prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz; do diretor da UFRRJ, Jair Felipe Ramalho; do presidente da Câmara Municipal de Campos, Marcão Gomes; e do presidente do Siserj, Frederico Paes.

(*) Com informações da Assessoria de Comunicação






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *