Grêmio vence a Ponte Preta e avança em busca da liderança do Brasileirão

 
 

Grêmio vence a Ponte Preta e avança em busca da liderança do Brasileirão

As estatísticas mostravam que a Ponte Preta sempre foi um adversário difícil de ser batido pelo Grêmio. E não foi diferente no confronto da noite deste sábado (31/08), na Arena, válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar da superioridade durante os 90 minutos, precisou a equipe campineira cometer um erro imperdoável para o Grêmio marcar o gol da vitória, na segunda etapa. Kleber aproveitou o presente e mandou para as redes. Com a vitória, a quinta seguida dentro da competição, o Tricolor chega ao topo da tabela perdendo a liderança para o Cruzeiro apenas pelos critérios de desempate. Uma trajetória brilhante neste primeiro turno.

Primeira chegada do Grêmio à meta do adversário foi aos 10 minutos de bola rolando: Pará levantou na área, no segundo pau, procurando Barcos. O Pirata dominou no peito, cortou a marcação, mas foi bloqueado na hora da conclusão. A bola espirrada caiu nos pés de Alex Telles, que chutou cruzado, rasteiro. Roberto fez boa defesa, sem rebote.

Cinco minutos depois, Alex Telles cobrou escanteio da direita no centro da área da Ponte Preta. Barcos subiu na marca de pênalti e torneou de cabeça, com perigo. Boal por sobre o travessão de Roberto.
Motivada pela estreia do novo técnico, Jorginho, a Ponte Preta precisava de um resultado positivo para escapar da zona de rebaixamento.

Bem postada no setor defensivo, a equipe campineira adiantava a marcação dificultando a movimentação ofensiva do Tricolor.
Aos 30 minutos, Alex Telles arriscou de longa distância, mas não levou perigo. Fazia tempo que o Grêmio não chegava.

Dois minutos depois, outra vez Alex Telles em cobrança de escanteio mandou no miolo da área paulista. Desta vez foi Rhodolfo que ganhou de cabeça, no alto. A conclusão passou perto do ângulo direito de Roberto.

O goleiro da Macaca voltaria a trabalhar no lance seguinte: Barcos recebeu de costas para o gol, no bico da grande área, pela esquerda. Ele girou sobre o marcador e chutou forte, rasteiro. Roberto caiu no canto direito e mandou para escanteio. Grande lance!

Na cobrança do corner da esquerda, outra vez por Alex Telles, Bressan subiu livre e desviou de cabeça. Por detalhe a bola não morreu no ângulo oposto. Passou muito perto!

Com o controle total do jogo, o Tricolor criou a melhor oportunidade até então aos 40 minutos de jogo: Kleber sofreu falta na intermediária, pela direita. Alex Telles cobrou com efeito. Souza desviou de cabeça, no canto direito. Roberto se esticou, deu um leve toque na bola e ela deu no poste direito saindo pela linha de fundo! Que lance!

Aos 41, Souza arriscou de longa distância, mas mandou por cima, sem perigo.

Nos descontos, a Ponte Preta até chegou a colocar a bola nas redes do Grêmio depois de um contra-ataque, mas o auxiliar marcou impedimento do atacante paulista. Que bom.

Com exceção deste lance, os primeiros 45 minutos foram todos do Grêmio. O Tricolor poderia ter saído para o intervalo com uma melhor sorte.

A etapa final começou igual, não só na escalação da equipe, mas na pressão do Tricolor sobre a Macaca.

Logo aos 2 minutos, outra boa cobrança de escanteio de Alex Telles, pela direita. Rhodolfo apareceu no primeiro pau se antecipando à zaga, mas sua cabeçada saiu à esquerda da meta de Roberto.

A Ponte Preta respondeu aos 7 minutos com jogada individual do peruano Ramirez. Ele desceu com a bola dominada, passou por dois adversários, abriu espaço na frente da área, mas chutou fraco, para sorte do Grêmio.

No lance seguinte, numa jogada de meio campo, o atacante Giovanni acabou expulso pelo árbitro após receber o segundo cartão amarelo. Ponte Preta com um jogador a menos.

Teoricamente, uma vantagem para o Grêmio. Na prática, a Ponte Preta cada vez mais fechada na defesa.

Fechada ou não, demorou apenas quatro minutos para o Grêmio tirar proveito de sua superioridade numérica dentro de campo.

O relógio marcava 14 minutos quando o zagueiro Betão estava com a bola dominada no campo de defesa, pela direita, e resolveu recuar para seu companheiro. O passe foi muito forte e acabou se transformando em um verdadeiro lançamento para Kleber. Inteligente e ligado na partida, o Gladiador recebeu sozinho, dentro da área e teve tempo para esperar a saída do goleiro Roberto e mandar por baixo, para o fundo das redes! Grêmio 1 a 0!

O gol colocou justiça no marcador e deu a tranquilidade que o time esperava dentro da partida.
Aos 26 minutos, Renato promoveu o retorno de Zé Roberto. Ele entrou no lugar de Riveros.

Aos 33, a Ponte Preta teve a chance de ouro para empatar a partida. Rhodolfo se complicou ao afastar uma bola na defesa e ela acabou sobrando para William, que foi derrubado quando invadia a área. Na cobrança de falta, dentro da meia-lua, Chiquinho recebeu de lado, mas acabou concluindo nas costas de Kleber, que salvou o Tricolor.

Depois do retorno de Zé Roberto ao time titular, Renato colocou Vargas no lugar de Werley. A volta do chileno após lesão.

Ainda aos 44 minutos, Matheus Biteco entrou na vaga de Barcos na última modificação do Tricolor na partida.

Com a posse de bola, tocando de pé em pé, o Tricolor administrou a vantagem e a vitória de 1 a 0, a quinta consecutiva dentro da competição.

O Grêmio embarca na segunda-feira para Goiânia onde, na terça, enfrenta o Goiás pela penúltima rodada do primeiro turno.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 x 0 PONTE PRETA

Gol
Grêmio: Kleber, aos 13min do segundo tempo

GRÊMIO: Dida; Rhodolfo, Werley (Vargas) e Bressan; Pará, Souza, Riveros (Zé Roberto), Ramiro e Alex Telles; Kleber e Barcos (Matheus Biteco). Técnico: Renato Gaúcho

PONTE PRETA: Roberto; Régis, Betão, Diego Sacoman e Uendel (César); Baraka, Fernando Bob (Magal), Giovanni, Ramírez (Fernando) e Chiquinho; William. Técnico: Jorginho

Cartões amarelos
Grêmio: Riveros e Bressan
Ponte Preta: Giovanni e Magal

Cartão vermelho
Ponte Preta: Giovanni

Árbitro
Rodrigo Nunes de Sá

Local
Arena Porto-alegrense, Porto Alegre (RS)

Veja AQUI os melhores momentos e o gol de Grêmio x Ponte Preta em 31/08/2013

(*) Com informações do GFPA e Agências

Clique Aqui e saiba mais sobre a Fórmula 1

Clique Aqui e saiba mais sobre a Libertadores

Clique Aqui e saiba mais de Esportes

Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Carioca

Clique Aqui e saiba mais sobre o Campeonato Paulista

Clique Aqui e saiba mais do UFC

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Compartilhe esta notícia com um amigo de sua rede social









Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *