Em Itaperuna Seminário Teológico Batista do Noroeste Fluminense comemora 33 anos

Foi realizado nesta quarta-feira (27), no Templo da Igreja Batista CEHAB, em Itaperuna, uma programação especial pela comemoração dos 33 anos do Seminário Teológico Batista do Noroeste Fluminense (STBNF). A celebração teve como mensageiro o pastor Sebastião Roberto Vaz Moreira da Igreja Batista Central de Cardoso Moreira.

O Pr. Gilberto Suzano de Mattos, Diretor do STBNF, falou um pouco da história do Seminário e de como foi a sua idealização.

“Na década de 1980 junto com os pastores Gessy Frutuoso, Heitor Antonio da Silva e Edmar Pereira da Silva, sob a direção de Deus começaram a preparar tudo aquilo que seria necessário para a organização do Seminário. E estes 33 anos comemorados agora, recordamos as dificuldades que encontraram e também das bênçãos que foram derramadas por Deus”, recordou o Pr. Gilberto.

O pastor Sebastião Roberto Vaz Moreira falou a respeito da importância da fidelidade à Palavra de Deus e sobre o comportamento que deve ser seguido pelos pastores, tomando como exemplo os caminhos indicados pelo apóstolo Paulo em I Corintios 4.

Um pouco da História do STBNF

Em 29 de junho do ano de 1985 os pastores Gessy Frutuoso, Heitor Antonio da Silva e Edmar Pereira da Silva, se uniram com o intuito de formar na cidade de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, uma entidade educacional que pudesse, assim, iniciar um curso de aperfeiçoamento do ensino teológico com a finalidade de formar pastores.

Com este ideal foi fundada a Associação Batista Itaperunense de Educação Teológica (ABIET) que instituiu a Faculdade Teológica Batista de Itaperuna (FATEBI) no ano de 1986.

No dia 22 de Fevereiro de 1986, foi realizada a aula inaugural da primeira turma do Curso de Bacharel em Teologia no templo da Segunda Igreja Batista de Itaperuna. o orador ocasional foi Pr. Otoni Francisco de Faria.

Em 1988 a Associação Batista do Extremo Norte Fluminense (ABENF) encampa a Associação Batista Itaperunense de Educação Teológica que passa a ser uma de suas organizações com a finalidade de manter o criado Seminário.

No dia 9 de Dezembro de 1989, foi realizada a solenidade de Formatura e Colação de Grau da primeira turma de Bacharel em Teologia.

Em março de 1991, quando era o diretor o Pr. Paulo Zarro de Freitas, foi adquirido o terreno, à Rua Thomaz Teixeira dos Santos 148, Cidade Nova. Em 1998 foi realizada a inauguração do prédio, com um culto de dedicação daquele espaço para a Obra do Senhor. O orador naquele dia foi o Pr. Heitor Antonio da Silva. Ali funciona a sede da instituição até os dias de hoje.

A História do Seminário é uma história que enriqueceu não só o campo Batista do Extremo Norte Fluminense, mas também os Estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, de Minas Gerais e o Brasil de modo em geral, pois tem missionários formados no STBNF no campo Nacional e no Exterior.

Isso demonstra a Visão do STBNF que é: “Ser centro de excelência no aperfeiçoamento dos vocacionados com fidelidade aos princípios Bíblicos”, e sua Missão em “Formar pastores e líderes capacitando-os para servir ao Reino de Deus”.

Hoje a ABIET está com um convênio com a Universidade Brasil e ofertando vários cursos que estão a disposição dos moradores de Itaperuna e de toda Região Noroeste Fluminense através da modalidade de Ensino a Distância (EAD).

O STBNF está instalado na Rua Thomas Teixeira dos Santos, 148, no Bairro Cidade nova, ao lado da Prefeitura de Itaperuna. os interessados podem entrar em contato pelo telefone (22) 3823-8335 ou pelo email secretaria@seminarioteologico.org.br

(*) Com informações de Marcos Vinicio Dias Ribeiro – Rádio Itaperuna Gospel FM






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *