Em Itaperuna apresentação musical dos jovens da Orquestra Retocando foi um sucesso

Em Itaperuna apresentação musical dos jovens da Orquestra Retocando foi um sucesso

Mais uma noite de gala em Itaperuna. Desta vez, a apresentação musical da Orquestra Retocando aconteceu no Itaperuna Tênis Clube (ITC), na última quarta-feira, 30 de março.

Na oportunidade foi realizada a Cerimônia de Entrega de Certificados aos Membros da Orquestra Retocando, em virtude da apresentação no “I Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural” realizado pelo Ministério da Cultura em Brasília/DF.




O grupo musical teve seu início em maio de 2014. Naquela fase eram ministradas aulas de cavaquinho, violão, percussão, violino e canto coral. Contudo, o sonho de formar uma grande orquestra fez com que o projeto ampliasse seu raio de ação com o passar do tempo.

A partir de agosto de 2014 a equipe foi ampliando e os alunos passaram a ter aulas de viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, piano, prática de banda e linguagem musical foram incorporadas. Em 2015 vieram as aulas de contrabaixo acústico e flauta transversal, além das aulas de canto coral.

O grupo é formado por centenas de integrantes divididos entre primeiros e segundos violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, percussão, cavaquinhos, guitarra, piano, violão, flauta transversal e pelos coros. O repertório vai da música de concerto atual até a raiz da música popular brasileira. Também há três coros: coro infantil, Renascendo para o futuro; o coro jovem; e o coro da melhor idade.




A metodologia de ensino é baseada na troca e na promoção da experiência sócio-musical, a fim de que cada um encontre sua própria musicalidade e a compartilhe com todos enquanto membros da orquestra.

Participaram da Cerimônia de Entrega de Certificados aos Membros da Orquestra Retocando, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão; a secretária Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação, Loíde Estides; o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Pereira da Silva (Alexandre da Auto Escola); demais autoridades e convidados.

(*) Com informações do Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna – Fotos: Marcelo Nunes

Leia Mais Notícias Clicando Aqui

Curso História de Israel

Compartilhe esta notícia com um amigo






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *