Educação de Itaperuna finaliza o primeiro semestre do Projeto Sustentabilidade

Projeto resulta em economia de energia e postos permanentes de recolhimento de lixo.

O primeiro semestre de 2018 nas escolas municipais de Itaperuna foi de muito encanto, criatividade e aprendizado para os alunos da educação infantil ao 5º ano. Eles trabalharam o Projeto Sustentabilidade, uma proposta inovadora da Secretaria Municipal de Educação que trabalhou o social, emocional e ambiental focando na consciência de se pensar e cuidar do planeta.

As atividades começaram logo assim que os alunos retornaram das férias no início deste ano e o projeto já vem rendendo frutos. No mês de junho, as 10 escolas, além da Creche Humberto de Campos apresentaram os trabalhos produzidos pelos próprios alunos com peças super criativas e já apontando ótimos resultados como desconto na conta de luz e postos permanentes de recolhimento de lixo.

 
 


Os temas focaram o cuidado com o planeta e com a vida. Abordaram a sustentabilidade financeira, paz nas escolas, bullyng, sustentabilidade do planeta, como tratamento da água, do esgoto, do lixo, materiais recicláveis e sustentabilidade do corpo como higiene bucal e os riscos de contaminações, além de distribuição de mudas frutíferas, oficina de arte com os pais e palestras em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente.

As apresentações contaram com arsenal de materiais que ficaram expostos nas escolas para pais e responsáveis dos alunos, além da comunidade, professores, diretores e orientadores pedagógicos.

“O projeto passou a fazer parte permanentemente do fazer pedagógico das escolas, assim, esse foi só o início. Essas ações marcam o nosso jeito de fazer um ensino que pensa e reflete no futuro da nossa cidade e do nosso planeta”, disse a Priscila Verdan, secretária interina de Educação.

“Precisamos aprender a viver de forma sustentável. As estimativas não são boas, inclusive para nossa cidade. Podemos deixar de ter água nos próximos 40 anos, precisamos fazer algo. Esse projeto buscará a cada ano novas ações que colaborem com impacto positivo no meio ambiente”, explicou Vanessa Almeida, diretora de ensino da Educação Infantil do Departamento de Gestão Educacional.

(*) Com informações do DECOM – Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itaperuna






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *