Dr. Alahyr Gouveia morre em Itaperuna aos 90 anos

Morreu neste domingo (03) o médico e político itaperunense Alahyr Guimarães Gouveia. Ele nasceu no ano de 1926 em Retiro do Muriaé. Dr. Alahyr era viúvo de D. Ângela e deixa os filhos Nando, Elizabeth e Reynaldo. O velório será na Câmara Municipal de Itaperuna de onde sairá às 10h00 nesta segunda-feira para o sepultamento às 11h00 em Retiro do Muriaé.

O médico formou no ano de 1954 na antiga Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de janeiro, que deu origem a UniRio. Logo após a sua formatura veio para Itaperuna e juntamente com Dr. Raul Travassos. Dr. Renan Catharina Tinoco e Dr. Edno Carpi formaram o quarteto de ouro da medicina itaperunense. Ele fundou a Casa de Saúde e Maternidade Santa Terezinha em 1958 e que foi por muitos anos o principal centro de atendimento médico em Itaperuna.

Muitos moradores da cidade de itaperuna, bem como de outros tantos em toda a Região Noroeste vieram ao mundo através das mãos do ginecologista que passou o bastão para filha Elizabeth que muito tem contribuído, como o seu pai, com a mães da terra que tanto amava.

 
 


O filho Luiz Fernando também atua na área da medicina como anestesista, o que demonstra a influência que a dedicação do pai lhe trouxe. Os dois filhos também atuaram na Casa de Saúde Santa Therezinha junto com o Dr. Alahyr por muitos anos, fato este que influenciou as netas Fernanda, Daniela e Tássia que são médicas e Alahyr Guimarães Gouveia Neto, que lhe herdou o nome e recém formado em Medicina segue o pai e avô como exemplo.

Na política, Dr. Alahyr chegou a ser o mais votado como candidato a prefeito de Itaperuna, porém só não concretizou o grande sonho por causa da legenda, visto que, naquela época tinham mais de um candidato ao executivo por partido e o dele a soma da legenda não alcançou a primeira colocação, perdendo para Claudio Cerqueira Bastos.

Foi candidato outras vezes como prefeito ou vice, no entanto não conseguiu também exito.

(*) Com informações de Marcos Vinicio Dias Ribeiro – Rádio Itaperuna Gospel FM






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *